O SAEMAS realizou audiência pública para apresentar a revisão do Plano de Saneamento Básico, na última quarta-feira (13). A reunião aconteceu no Centro de Capacitação dos Profissionais de Educação “Diva Terezinha Perticarrari”.
A revisão apresentou um levantamento detalhado sobre ações internas e externas que serão necessárias para melhorias e aprimoramento das áreas de sistema de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, sistema de esgotamento sanitário e sistema de água potável.
A proposta também divulgou um resumo das ações que envolvem custos de curto, médio e longo prazo. Entre os projetos estão: perfuração de poços profundos, construção de reservatórios, implantação do sistema de coleta e afastamento de esgoto da zona sul conforme projeto existente no PAC Saneamento, além de implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais de pontos levantados.
Estiveram presentes, os superintendentes do SAEMAS, Leonidio de Oliveira Júnior e Alex Cardin; o diretor administrativo do SAEMAS, Fabrício Fonseca; e o secretário de Obras e Serviços Públicos, Gustavo Guarino. O encontro também reuniu representantes da sociedade civil, além de servidores da autarquia, que ampliaram o debate sobre melhorias no serviço em Sertãozinho e Cruz das Posses.
O novo Plano Municipal de Saneamento Básico, que entrará em vigor a partir de 2025, terá validade de 10 anos. A proposta será enviada para a Câmara Municipal e, se aprovada, seguirá para o executivo. O PMSB é essencial para as diretrizes da gestão de saneamento de uma cidade.