É o nome que se dá para comunicação remota de dados, gerados por sensores e dispositivos elétricos, instalados nos diversos equipamentos que fazem parte do sistema de abastecimento de água, como bombas sumersas dos poços, bombas de recalque, reservatórios, painéis elétricos e tratamento de água.
Com a telemetria é possível monitorar e controlar remotamente tudo que acontece com o sistema de abastecimento de água, por exemplo, os níveis de água de reservatórios, quanto de água está sendo captada dos poços, o funcionamento de bombas, pressão da rede, parâmetros de qualidade da água distribuída e até mesmo o nível de água dentro dos poços.
As informações são enviadas para internet, em tempo real e podem ser acessadas pelos computadores da equipe técnica do SAEMAS ou mesmo em campo, através de um celular.
Leandro Espinoza
Químico - SAEMAS
As informações fornecidas pela telemetria, permite à equipe técnica prever e resolver problemas no momento que estes acontecem, permite também ligar e desligar equipamentos remotamente, através de um simples “click” no mouse do computador. Desta forma é possível um gerenciamento eficiente de todo o sistema, reduzindo as falhas, os custos com manutenção e trocas de equipamentos de emergência, evitando desta forma, a falta d’água.