Não, o cloro utilizado no tratamento cloro não altera a cor nem a transparência da água.
Alguns locais e em determinados horários, a água pode sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico que pode estar presente em trechos da rede, permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.
Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender, o que pode ser percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos. Para minimizar este fato, recomendamos que se feche um pouco o registro de entrada da água no cavalete.
“Posso beber a água quando ela está branca? Existe algum risco para minha saúde?”
Pode beber, não existe nenhum problema em beber a água ainda “branca”. Conforme explicamos acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão.
Toda água da rede pública de abastecimento do município passa por um rígido controle de qualidade para chegar potável até as residências. A potabilidade é garantida pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Água do SAEMAS, localizado junto ao poço do Bairro Jardim Recreio dos Bandeirantes, onde são realizadas mais de 9.000 análises físico-químicas e microbiológicas por ano. Somente de cloro são mais de 100 amostras por semana.