A água da minha casa sai branca da torneira, é muito cloro?

O fato da água em alguns locais e em determinados horários sair “branca” da torneira se deve à pressão da água dentro das tubulações, esta pressão faz com que o ar atmosférico permaneça aprisionado na água na forma de bolhas muito pequenas, são estas bolhas que dão a impressão da água estar “branca”.

Quando abrimos a torneira e liberamos a pressão, estas bolhas começam a se desprender da água, o que pode ser percebido colocando a água “branca” em um recipiente transparente e aguardando alguns segundos. Para minimizar este fato, recomendamos que se feche um pouco o registro de entrada da água no cavalete.

“ Posso beber a água quando ela está branca? Existe algum risco para minha saúde?”
Pode beber, não existe nenhum problema em beber a água ainda “branca”. Conforme explicamos acima, trata-se apenas de ar dissolvido na água, sob pressão.

Toda água da rede pública de abastecimento do município passa por um rígido controle de qualidade para chegar potável até as residências. A potabilidade é garantida pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Água do SAEMAS, localizado junto ao poço do Bairro Jardim Recreio dos Bandeirantes, onde são realizadas mais de 9.000 análises físico-químicas e microbiológicas por ano. Somente de cloro são mais de 100 amostras por semana.

“Como funciona o tratamento da água de Sertãozinho?”
No município de Sertãozinho toda a água é captada do Aquífero Guarani, manancial subterrâneo, através de poços tubulares profundos. A qualidade desta água é mesma de uma água mineral, porém é necessário adicionar cloro para evitar contaminações ao longo dos mais 440 km de tubulações existentes na cidade, além do flúor para prevenção de cáries.

O processo de aplicação do cloro, que recebe o nome de desinfecção, é realizado através de bombas dosadoras automáticas, instaladas junto a cada um dos poços, que dosam hipoclorito de sódio 12% na água de forma controlada.

As concentrações de cloro que estes equipamentos aplicam são controladas diariamente através de análises químicas realizadas por nosso laboratório em amostras coletadas em cada um dos locais onde o cloro é aplicado.

Qualquer variação ou mal funcionamento é rapidamente diagnosticado e resolvido, sem prejuízo à saúde da população.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entendi